4.2.09

Do sentimento de ser artista

.
Por que sou artista?, respondeu-me Fabio Morais à minha pergunta, com outra pergunta. Estratégia típica dos que não têm resposta.
.
Tenho a impressão que Fabio Morais é uma grande Maria-vai-com-as-outras. E não me refiro à sua sexualidade. Como se o artista abrisse a janela do dia, olhasse para a rua e escolhesse a roda com a qual vai brincar. Vai Maria, vai com as outras! E lá vai Maria, toda feliz, equilibrando a lata d’água.
.
Se um olhar crítico, que é o caso do meu enquanto escrevo este texto, se atem à obra de Fabio Morais vendo nela uma espécie de tarde de férias e brincadeiras, percebe logo que durante este período o artista assume várias posições: ora Fabio Morais organiza a zaga, ora retira a bola quase de dentro do gol, ora dispara pelas pontas, ora ataca, ora chuta, ora faz gol, ora dá bolada no gandula, ora fica na retranca. Quando só, salta barreiras, nada, segura o rebolado na marcha olímpica. Arremessa da linha dos três. Levanta. Corta. Retomando a ideia de reação, de que arte é reagir, Fabio Morais reage ao dia às vezes defendendo-se, às vezes atacando.
.
Detesto jogo porque detesto saber que alguém ganhará, respondeu-me Fabio Morais quando lhe perguntei porque fez a obra Brasil x Brazil. Por isso a foto tem um só time e duas bolas, acrescentou.
.
Se Brasil x Brazil é um ataque ou uma defesa? Se Artoday é um ataque ou uma defesa? Se Sobre Regras e Acasos é um ataque ou uma defesa? Se Se um dia eu resolver desenhar, tentarei aprender com Mira Schendel é um ataque ou uma defesa? Se Romance para ser lido sob a chuva é um ataque ou uma defesa? Se Confetes para te deixar mais feliz, Ruy é um ataque ou uma defesa? Se A Conversa Infinita é um ataque ou uma defesa? Se Minha Cidade é um ataque ou uma defesa? Se Carta a um jovem poeta é um ataque ou uma defesa? Se Blanco é um ataque ou uma defesa? Se Cinema de Bolso é um ataque ou uma defesa? Se Primeiros Passos é um ataque ou uma defesa? Se Carta a D. é um ataque ou uma defesa? Se Álbum de Figurinhas é um ataque ou uma defesa? É só ir clicando, aí atrás. Talvez sejam todos gangorras.
.
Vai Maria, segura a saia na gangorra e vai com as outras! Você gosta da companhia das outras, não é? E os nomes de algumas das outras podem ser lidos na obra Brasil x Brazil, de Fabio Morais. (Não posso deixar de acrescentar que eu adoraria terminar este meu texto com a resposta da pergunta que fiz a Fabio Morais, no vestiário: quem ganhou em Brasil x Brazil? Fabio Morais nem olhou na minha cara. Enquanto tentava tirar a chuteira respondeu, com outra pergunta, típico de quem não tem respostas: jura que você nem desconfia?)
.
.

voltar ao índice
..
.
.
.