28.1.09

Aos Escritores, 2007

livro, jato de tinta sobre papel
20 x 16cm
primeira edição de 05
.
.

.
Em minha biblioteca particular, selecionei vários livros que comprei em sebos e que vieram grafados pelos antigos donos. Elegi 55 páginas sublinhadas, "scaneei"-as e retirei todo o texto da imagem, restando apenas os grifos. Com estas páginas, editei este livro que abre com o seguinte texto:
.
.
É sabido que os escritores morrem de curiosidade em saber quem são os leitores. Porém nós, os leitores, sabemos muito bem quem são os escritores: podemos apontá-los na rua e, alguns, os que mais lemos, até conseguimos imaginá-los com o dedo no nariz, numa cena boba de ciúme ou comprando uma passagem na rodoviária, pois as palavras que eles deixam impressas em seus livros, ou as que evitam, sempre entregam um aspecto ou outro de sua intimidade.

Foi pensando em apresentar alguns leitores aos escritores que fiz este trabalho. Aqui, exponho grifos e comentários abandonados em livros que comprei em sebos. Geralmente os leitores o fazem por um afã passional provocado pelo que foi lido, seguido de um suspiro, ou de um fechar o livro com força e ir fumar um cigarro na varanda, ou de um passar o resto do dia sentindo-se beliscado, ou de um puxar a faixa de pedestres da avenida até o pé da cama… As reações são múltiplas. Dessa forma, espero aliviar o mínimo que posso a angústia dos escritores, abrindo-lhes uma fresta no cruel anonimato silencioso dos leitores.

Dedico este trabalho, em especial, a três ou quarto escritores, há tempos instalados entre meu DNA e meu ritmo e sintaxe cotidianos.

Fabio Morais
um leitor
.
.
Abaixo, imagens do livro e das páginas. Para ver melhor os grifos, basta clicar nas imagens para que elas abram em tamanho maior.
.
.
imagens do livro
.
.
.
.
.
.
.
.
.