15.1.09

Dedicado, 2005

livro, jato de tinta sobre papel
21 x 22cm
primeira edição de 05
.
.
.
.
Este trabalho é uma coleção de dedicatórias que encontrei em livros comprados em sebos. Abaixo, algumas delas.
.
.
.
.
.
.
A seguir, o texto que abre o livro:
.
.
Aos poucos, vou comprando em sebos livros que um dia foram presenteados, restando neles apenas uma dedicatória, e formo assim a minha Biblioteca de Edições Tornadas Únicas. Este meu ato é apenas um copo d’água que, iludido, apanho do oceano, já que grande parte da coleção desta Biblioteca está fora do meu alcance, cada exemplar com seu dono, e é ampliada a cada novo livro dedicado.
.
A Biblioteca de Edições Tornadas Únicas prescinde de um prédio ou de um lugar e principalmente de que todos os seus exemplares estejam reunidos fisicamente, tarefa impossível que tento por obsessão. Cada exemplar deve margear a vida das pessoas nele envolvidas e, se abandonado por algum motivo, como os que compro, pode seguir sem dono, como um território da provável impossibilidade da mão que escreveu a dedicatória dar-se novamente à mão que recebeu o livro.
.
Os exemplares da Biblioteca de Edições Tornadas Únicas carregam em si uma outra literatura, absolutamente literal, falsa do ponto de vista da literatura e naturalmente verdadeira do ponto de vista da vida. Pobre de linguagem e rica de estética, como um filme desbotado em super 8, desses que de tão caseiros e documentais, por um mistério, atingem o reino da ficção.
.
Com este livro que você tem nas mãos contribuo para a manutenção da Biblioteca: seja incitando-lhe a presentear um livro com dedicatória a quem você acabou de pensar, aumentando assim a coleção da Biblioteca de Edições Tornadas Únicas, ou simplesmente induzindo você a reparar nos exemplares dela que estão espalhados pelo mundo, inclusive em sua própria estante, pois só as coisas que consigo fazer com que você perceba podem existir.
.
Fabio Morais
Funcionário da Biblioteca de Edições Tornadas Únicas
novembro de 2005
.
.

.
.