17.1.09

Para, 2003

livro, jato de tinta sobre papel,
21 x 16cm
primeira edição de 07
.
. .
.

Para é uma antologia de dedicatórias de autores. Cada página do livro é reservada a uma dedicatória.
.
Fiz este trabalho para a exposição Modos de Usar, Galeria Vermelho, São Paulo, 2003, com curadoria de Lisette Lagnado.
.
.

.
.
Abaixo, transcritas, algumas das dedicatórias de Para:
.
.


A Jean-Paul Sartre
Todos os homens são mortais
Simone de Beauvoir
.
A
Jean Genet
Baudelaire
Jean-Paul Sartre
.

Se não fosse Maurice Pilorge,
cuja morte não cessou de envenenar minha vida,
eu jamais teria escrito este livro.
Dedico-o à sua memória.
J.G.
Nossa senhora das flores
Jean Genet
.
A
V. Sackville-West
Orlando
Virginia Woolf
.

Para Linda King,
que me propiciou
e um dia há de me privar.
Crônica de um amor louco
Charles Bukowiski
.
Dedicado
A
Peter Orlovsky
no Paraíso
“Prova a minha boca no teu ouvido”
Kaddish e outros poemas
Allen Ginsberg
.

Para Ela
Trópico de capricórnio
Henry Miller
.
Para Lota Macedo Soares
“... O dar-vos quanto tenho e quanto posso,
que quanto mais vos pago, mais vos devo.”
Camões
Questões de viagem
Elizabeth Bishop
.

MATILDE
Jogávamos jogos de prenda.
Andávamos de carro-de-boi.
Morávamos em casa mal-assombrada.
Conversávamos com moças e mágicos.
Achava a Bahia imensa e misteriosa.
A poesia deste livro vem de ti.
Capitães da areia
Jorge Amado
.
Para Jorge,
que me ensinou a amar a Bahia.
A casa do Rio Vermelho
Zélia Gattai
.

DEDICATÓRIA A JEAN DESBORDES
Até o sol tem manchas. Seu coração não. Todo dia você me oferece este espetáculo: sua surpresa em saber que o mal existe. Você acabou de escrever Les Tragédiens, um livro que vai além das sintaxes. À guisa de epígrafe, você cita quatro versos meus. Eu lhe ofereço estas notas em troca, porque você possui in natura essa leveza profunda que o ópio imita um pouco.
Ópio
Jean Cocteau
.
Para uma jovem escultora
Paris, 1902
Rodin
Rainer Maria Rilke
.

Esboçado em 1916. Escrito em 1925.
Antes como hoje, dedicado à minha mulher.
W.B.
Origem do drama barroco alemão
Walter Benjamin
.
A
Aracy, minha mulher, Ara,
pertence este livro.
Grande Sertão Veredas
Guimarães Rosa
.

À Lucinha
Para viver um grande amor
Vinícius de Morais
.
Para Lázaro,
sua novela.
O porteiro
Reinaldo Arenas
.

Aos meus pais,
pelos netos que,
se depender de mim,
eles jamais terão.
Noites Felinas
Cyril Collard
.
.
.
......
Toninho e Lena,
porque na vida nada resta
senão a frágil esperança das obras,
este livro é para vocês,
sem cuja ajuda eu teria
uma esperança a menos.
O livro do avesso
João Silvério Trevisan
.
.