3.9.14

You don't know me, 2014

peças de quebra-cabeça, clips esmaltados e 
impressão tipográfica em baixo relevo sobre papel holler
45,5 x 165 x 5 cm
imagens de Edouard Fraipont. 
clique sobre as imagens para aumentá-las.



"You don't know me" é formado por três folhas de papel holler onde, em cada uma, foi recortado o negativo de uma peça de quebra-cabeça: na primeira folha, uma peça com a imagem de um detalhe do Viaduto do Chá, em São Paulo; na segunda, o detalhe do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro; na terceira, o Palácio da Alvorada, em Brasília. As peças são presas no alto de suas respectivas folhas com um clip verde e um outro amarelo. Em cada folha está gravada uma das três primeiras frases da música You don't know me, de Caetano Veloso, que dá nome ao trabalho: na primeira folha, You don't know me; na segunda, Bet you'll never get to know me; e, na terceira, You don't know me at all.

Na imagem abaixo, detalhe da primeira folha com a peça onde se vê parte do Viaduto do Chá, em São Paulo. A peça está de cabeça para baixo - por não ser uma imagem reconhecível do país - e presa pelos clips verde e amarelo. Na imagem seguinte, detalhe da frase You don't know me, gravada em relevo na parte inferior desta folha. 



A seguir, na segunda folha, a peça onde há o detalhe do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, imagem turística, reconhecível e icônica do país. Logo abaixo, detalhe da frase gravada nesta prancha, Bet you'll never get to know me, gravada de forma mais leve que a da folha anterior, quase desaparecendo.



Por fim, na imagem que segue, a terceira prancha com a peça de quebra-cabeça com detalhe do Palácio da Alvorada, em Brasília, marco da arquitetura mundial e imagem simbólica do projeto modernista Brasileiro. Na imagem que vem em seguida, a frase You don't know me at all, gravada em relevo de forma mais legível que a da prancha anterior. 



You don't know me é um trabalho que trata da imagem que o Brasil tem e propaga, tanto no exterior quanto para si mesmo, e do quanto esta imagem pode ser fictícia, irreal, fabricada, incompleta, pouco nítida, invertida, reducionista, cega, uma incógnita ou simplesmente uma fresta.