16.2.22

Gostaria muito que você lesse, 2021

dimensões variáveis conforme arquitetura
adesivo preto fosco ou pintura sobre parede
edição de 1 + p.a.
(clique sobre as imagens para aumentá-las)


Gostaria muito que você lesse é uma série de 4 textos escritos na parede em linha única. Os textos demandam do público sua oralização, de modo que, em momentos indeterminados, vozes cúmplices podem ativar o espaço sonoro – diferente de um obra sonora que o ocupasse constantemente, em loop. 

A escrita de Gostaria muito que você lesse é cênica em dois aspectos. Primeiro, ao narrar cenas cujas imagens mentais são tratadas como um audiovisual interno a quem lê. Segundo, porque tanto a oralização quanto a leitura silenciosa instauram cenas. O encaixe dos textos na arquitetura e o tamanho das fontes dirigem os gestos do corpo leitor que caminha enquanto lê, gira-se em 180 graus, aproxima-se ou se afasta para enxergar. No espaço expositivo, a leitura individual, silenciosa ou em voz alta, é cênica e pode estar sendo assistida.




Acima, imagens do primeiro texto de Gostaria muito que você lesse, na exposição Cores, na Galeria Vermelho, em 2022 (foto de Filipe Berndt). Nessa versão, a linha de texto tinha 16,5 metros, ocupando 3 paredes em formato U. O texto é: 

Gostaria muito que você lesse este texto em voz alta, a partir daqui: Em volta da mesa, cada mensagem recebida nos celulares noticiava o avanço da devastação. Por toda a madrugada foram discutidos projetos cujas maquetes práticas e teóricas dobrávamos, de modo distraído, em guardanapos. Entre guimbas e copos vazios, amanheceu uma cidade de origamis que parecia a demolição de Brasília.



Acima, imagem do segundo texto de Gostaria muito que você lesse, na exposição Cores, na Galeria Vermelho, em 2022 (foto de Filipe Berndt). Nessa versão, a linha de texto tinha 16,5 metros, ocupando 2 paredes em formato L. O texto é: 

Gostaria muito que você lesse este texto em voz alta, a partir daqui: Disse três. Tínhamos ouvido alguém dizer dois, após, do nada, dizerem um. De longe, disseram quatro e, de outro continente, eu disse cinco, pouco antes que você dissesse seis. Da próxima década, alguém antecipou sete e só então pudemos dizer oito. Um dia, dirão dez e, então, direi


Acima, imagem do terceiro texto de Gostaria muito que você lesse, na exposição Cores, na Galeria Vermelho, em 2022 (foto de Filipe Berndt). A linha de texto se inicia no meio da parede e termina no canto, tendo pouco mais que 8 metros nessa versão, em um tamanho de fonte que exige aproximação e caminhada. O texto é: 

Gostaria muito que você lesse este texto em voz alta, a partir daqui: Entramos no primeiro carro que nos resgatou e, enquanto abaixávamos os vidros para respirar o país pela última vez, alguém comentou que era estranho estarmos em fuga nesse momento em que não havia nada que pudesse chegar a seu destino. De dentro do carro, a palavra destino escapou e correu mais depressa do que os três quilômetros por hora desta leitura: o destino precisava estar grafado lá na frente, no final deste texto, para que agora que a leitura aproxima-se do fim, se possa ler que esse país em fuga nunca chegou ao nosso destino.


Acima, imagem do quarto texto de Gostaria muito que você lesse, na exposição Cores, na Galeria Vermelho, em 2022 (foto de Filipe Berndt). A linha de texto termina na placa SAÍDA sobre a porta, tendo 4,5 metros nessa versão. O texto é: 

Gostaria muito que você lesse este texto em voz alta, a partir daqui: Mesmo entre escombros, resta obedecer a arquitetura. [Puxe alguém pela mão e saia.]