19.1.09

Dedicado para e por Carlos Drummond de Andrade, 2006

livros com dedicatórias e estrutura de ferro
150cm x 150cm
site specific para a exposição Territórios Migratórios, 2006, FUNCEB, Buenos Aires, Argentina, curadoria de Karina Granieri.
.
..
.
No começo de 2006 fui convidado para expor em Buenos Aires, na Fundación Centro de Estudos Brasileiros, FUNCEB.
.
Vendo, nas fotos e na planta baixa, que o espaço expositivo era também um caminho de passagem para a Biblioteca Guimarães Rosa, que há dentro da fundação, propus expor meu livro Dedicado (para vê-lo, clique aqui): um apanhado de dedicatórias que recolho de livros comprados em sebos, no qual há também um texto assinado por um Fabio Morais fictício, funcionário dessa minha coleção de livros dedicados, à qual chamo de Biblioteca de Edições Tornadas Únicas.
.
Qual foi minha surpresa quando a curadora da exposição, Karina Granieri, me informou que na coleção da Biblioteca Guimarães Rosa havia muitos livros com dedicatórias. Dentre eles, inclusive, muitos dedicados a Carlos Drummond de Andrade que, posteriormente, doou-os a esta biblioteca, onde sua filha foi, por muito tempo, diretora.
.
.
.
.
Resolvi fazer um site specific com esses livros. Escolhi vinte e cinco, a grande maioria com duas dedicatórias: a do autor dedicando o livro a Carlos Drummond, e a de Carlos Drummond dedicando o livro à Biblioteca Guimarães Rosa. Expus estes livros, abertos bem na página das dedicatórias, numa estrutura de ferro presa à parede, ao lado da porta de entrada da biblioteca. Em frente, ficaram expostos meus livros Dedicado e Para (para ver o livro Para, clique aqui) e, na parede ao lado direito da porta, "plotei" o texto do Funcionário da Biblioteca de Edições Tornadas Únicas, traduzido para o espanhol.
.
.

.
.
Acima, dedicatórias de Millôr Fernandes, Lêdo Ivo e Paulo Mendes de Almeida e Ianelli a Carlos Drummond de Andrade. Nos livros de Lêdo Ivo e Ianelli, há ainda a dedicatória de Carlos Drummond à Biblioteca Guimarães Rosa.
.
.