6.3.20

Estêncil, 2020

acrílico branco 10 mm cortado a laser
8 x 15 cm (lágrima) e 8 x 20 cm (prismática)
edição de 5 + p.a.






Frase retirada da música “Louco por você”, de Caetano Veloso, “Lágrima Prismática” é recortada em duas placas de acrílico branco. Em dois pregos com distância vertical de 10 cm, as placas são penduradas pelos acentos na sílaba tônica de ambas as palavras. O jogo de apoio e equilíbrio entre as placas “lágrima” e “prismática” é contingente, um arranjo de configuração aberta a ser definido por qualquer um (como nas três possibilidades de arranjo, nas imagens acima). 

A relação física entre as placas é análoga à relação sonora que as duas palavras travam entre si, o que arranja o ritmo poético equilibrado de “lágrima prismática”: ambas as palavras são proparoxítonas com sílaba tônica de vogal “a”, e esse espelhamento pontua o equilíbrio sonoro geral; as consoantes das sílabas tônicas são sequenciais no alfabeto, "l" e "m"; as únicas vogais do enunciado são “a” (vogal tônica) e “i” (átona), em uma distribuição simétrica e alternada; os encontros consonantais “gri” e “pris”, com seus "r" tremidos e "i" átonos, são uma segunda pontuação sonora espelhada em relação às sílabas tônicas, como sons de um instrumento secundário, e estão sempre entre sons de “a” e antes de “ma”; a única sílaba soprada, “pris”, está no meio exato do enunciado, dividindo o espelhamento de “a/i/a”. 

Tais padrões sonoros se repetem também no plano visual no qual o olho percebe a padronização baseada na sequência de letras "a" e "i" que, ao se repetirem, criam uma espécie de textura visual geral.

O título, Estêncil, refere-se a essa cadeia de repetições – reproduções – sonoras de “Lágrima Prismática”, e ao fato de qualquer um poder ajeitar o equilíbrio das placas na parede, como alguém que ajeita um estêncil para poder reproduzir um texto em forma de picho.