trabalho feito para a capa do Jornal de Borda n. 2, editado por Fernanda Grigolin, São Paulo, 2015, 5000 exemplares
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Na Imagem, Godard Despede-se
da Linguagem é uma obra gráfica constituída de texto e imagem. Narrando
uma cena de alguém no metrô que recebe e tenta responder uma mensagem de
celular, o texto mimetiza em sua construção e concretude o que se veria na
cena, caso o trabalho fosse um filme: a velocidade do metrô simulada na fusão
de palavras do início, como em um rastro de movimento; a entrada confusa no
vagão descrevendo de forma contínua e também confusa as sensações ou visões do
personagem que vive esta cena; o movimento do comboio em novas fusões de
palavras; etc. Referência direta a Adeus à Linguagem (2014) de Jean-Luc Godard,
o trabalho alia um texto de teor político cheio de cortes abruptos, como nos
filmes do cineasta, a uma visualidade na qual o quadrado preto pode servir de
ilustração ausente para o texto, de metáfora no que se refere ao fim da
linguagem cinematográfica, simbolizado em uma tela apagada, ou ainda à chegada
ao limite final da linguagem para sua própria reinvenção, lembrando o quadrado
preto de Malevich.
Abaixo, imagem da obra no
espaço expositivo em Excritexpográfica, janeiro-fevereiro de 2017, Galeria Vermelho,
São Paulo.